A maneira mais segura para aumentar sua empregabilidade

Muitos profissionais almejam trabalhar na empresa dos sonhos, serem considerados um talento pelo mercado, serem bem remunerados, terem reconhecimento da liderança, receberem treinamentos e incentivos para o próprio desenvolvimento profissional e serem protagonistas da própria carreira. Mas nem todos sabem que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo perfil comportamental, segundo levantamento da Page Personnel.

Muitos profissionais são qualificados tecnicamente, com um currículo de destaque abrangendo boas experiências e formação acadêmica, cursos de mercado, conhecimentos sólidos e boas atividades complementares, porém, isso não é suficiente para garantir a contratação e a permanência no mercado de trabalho.

Você não vale apenas o quanto você sabe, mas sim o quanto você é. Um profissional com muitas competências técnicas, mas com competências comportamentais e qualidades morais duvidosas, não tem alto valor no mercado.

É importante que você esteja alinhado com as competências comportamentais que o seu cargo exige, assim você será capaz de cuidar de forma saudável dos seus desafios sob pressão e das mudanças recorrentes no dia a dia da empresa. É claro que alguns comportamentos podem ser aprendidos e desenvolvidos no contexto empresarial.

Cabe uma reflexão importante da necessidade de cada um cuidar da sua saúde mental, emocional e social para que a própria empregabilidade esteja equilibrada e autorrealizada.
O autoconhecimento te proporciona uma base sólida para você se cuidar de forma integral. Saber reconhecer em você o que é luz e sombra, suas forças e fraquezas, potencialidades e desafios, facilidades e dificuldades que compõem sua individualidade. Quanto mais você reconhece sua forma de pensar, sentir, falar e agir, mais clareza e coerência terá para se posicionar nas suas relações pessoais e profissionais.

Cada um deve buscar desenvolver suas habilidades e atitudes para sentir pertencimento e contribuir melhor dentro da organização em que está, tendo equilíbrio nas situações de pressão e mudança, confiança para tomar decisões, assertividade para realizar as tarefas e potencial para otimizar os resultados.

Não se trata de uma receita pronta e sim de uma busca constante, subjetiva e evolutiva. Todos nós somos capazes de sentir quais são os caminhos adequados para investigar e despertar nosso potencial.

 E você, o quem tem feito para desenvolver seu autoconhecimento para alcançar seus objetivos?